Meu trabalho como Game QA Lead

Em Setembro de 2018, tive a oportunidade de começar a trabalhar como líder de equipe de QA na Red Cerberus.
Desde então, venho me empenhando diariamente em criar um ambiente de testes produtivo, cooperativo e agradável, capaz de acolher profissionais de diferentes experiências e de entregar ótimos resultados.
Ao longo dos últimos 2 anos e 6 meses, tive o privilégio de ter em minhas equipes profissionais de diversos países diferentes (como Rússia, Emirados Árabes, Marrocos, Turquia, Itália...) em projetos de Game QA de gêneros variados (Card games, estratégia em turnos, jogos narrativos...) para diversos títulos indie e AAA nas maiores plataformas do mercado (como iOS, Android, Steam, PlayStation 4/5, Xbox One e Nintendo Switch), com organização e comunicação de minha responsabilidade, integralmente em inglês.
Além do trabalho com a organização relativa aos projetos em andamento, sou também responsável por criar documentos de treinamento e ministrar palestras e exercícios para os novos contratados.
Hoje, me considero um líder experiente no trabalho em equipe e funções relativas ao controle de qualidade.
Analista de QA
Trabalhar como Analista de QA fez com que eu aprendesse a ser mais organizado com relação ao trabalho, visto que o mesmo envolveu o uso de diferentes plataformas e formatos de arquivo em um processo dinâmico que visa sempre a qualidade do produto final e de todos os seus aspectos. Aprendi, entre outras coisas, a criar e executar planos de teste, a catalogar erros e a utilizar a plataforma de organização para repassá-los para o departamento responsável pela correção.
Crônica Autoral - Revista Warpzone: Edição de Natal


A Revista Warpzone foi criada em 2015 e nasceu de um projeto que procura valorizar e manter viva a comunidade de jogadores de jogos retrô no Brasil. Tenho paixão especial por jogos antigos e, durante o meu estágio profissional com a empresa, tive a minha crônica publicada na edição comemorativa de Natal da Warpzone.
A crônica está disponível na íntegra na versão digital dessa edição no seguinte link: https://goo.gl/YBzKo8
Ora - O ciclo da Vida (Game para PC - TCC graduação)

Ora - O ciclo da Vida é um jogo narrativo 3D de aventura em 3ª pessoa.
A inovação desse projeto está em sua estrutura narrativa, que segue o padrão estabelecido milênios atrás nas tragédias da Grécia antiga.
Aqui, o meu trabalho foi o de elaborar roteiro e personagens para que o sentimento motriz desse gênero, batizado por Aristóteles de Catarse, pudesse acontecer. Também produzi o Design das fases, dirigi as dublagens e formulei/descrevi o comportamento dos inimigos. O jogo, nosso projeto de TCC, foi lançado em dezembro de 2017.
Vídeo demonstração de parte da primeira fase!
Uma build de demonstração pode ser encontrada nesse link: https://goo.gl/XLRmXZ
Criação & Produção Textual
Arquivo com o roteiro e direção das primeiras três fases, criado e escrito por mim (assim como os outros arquivos abaixo listados). O conteúdo pode ser melhor visualizado dentro do Celtx, software gratuito utilizado no desenvolvimento de roteiros.
Ficha de personagem de Kola, o protagonista dessa história.
Arquivo com a descrição do funcionamento do inimigo Pavão
Emily em outro mundo (Projeto transmídia)


Emily em outro mundo é um jogo narrativo 3D de aventura em 3ª pessoa. O game é uma transmídia da animação "Coraline e o Mundo Secreto", e foi parte do nosso projeto interdisciplinar para o 5° semestre do curso.
A temática aqui é a da aceitação LGBT, e a protagonista enfrenta uma grande jornada que a ensina o valor de ser quem ela é O jogo recebeu nota 10 da banca avaliadora da faculdade.
Aqui, o meu principal trabalho foi o de escrever uma versão mais atual da história original. Como parte desse processo, produzi também documentos relativos ao projeto e criei novas personagens.
O jogo está disponível gratuitamente em: https://gamejolt.com/games/emily-em-outro-mundo-emily-in-another-world/223604
Criação & Produção Textual
Arquivo com o roteiro completo do jogo, criado e escrito por mim (assim como os outros arquivos abaixo listados). O conteúdo pode ser melhor visualizado dentro do Celtx, software gratuito utilizado no desenvolvimento de roteiros.
Ficha de personagem de Alice, co-protagonista da história e interesse amoroso de Emily.
Game Design Document
Os Garotos do Século Perdido (Animação)
Os Garotos do Século Perdido é uma animação sobre o perigo da escassez hídrica. Baseado no universo de Akira (1988), a história envolve os personagens Kaneda, Yamagata e Tetsuo e retrata as dificuldades da infância em uma São Paulo pós-apocalíptica. O projeto teve a duração de um semestre. Meu trabalho foi o de escrever o roteiro da animação e ajudar com a direção.
Animação disponível em: https://vimeo.com/112637926
O arquivo com o roteiro da animação também pode ser melhor visualizado dentro do Celtx.